Atitudes que desestimulam o hábito da leitura nas crianças
Muitas vezes, os pais, na ânsia de que a criança leia logo, ou os professores,com certo despreparo, cometem atitudes, pequenas atitudes, que, em lugar de auxiliar as crianças no processo de fascínio pela leitura, acabam criando uma animosidade entre a criança e o livro.
São elas:
1.Reforçar para as crianças o fato delas não gostarem de ler;
2.Obrigar a ler – não obrigue o gosto do outro, mostre o seu entusiasmo de leitor;
3.Mandar ler um livro que não agrada – cada idade tem um amadurecimento, um despertar, mesmo sem entrar no critério do gosto;
4.Exigir que o livro seja lido por inteiro – incentivar a mudar de leitura, se for o caso;
5.Deixar a criança só com o livro – este objeto pode ser para ela um objeto aparentemente hostil que exige um esforço excessivo;
6.Contar todos os delhates do livro – deixar o livro falar por si só, preservar o mistério;
7.Transformar o livro em dever de casa – o que o vincularia a uma obrigação;
8.Transformar o livro num instrumento acadêmico – faz com que o livro perca o encantamento e o mistério, tornando-se uma mera ferramenta;
9.Obrigar a comentar o livro lido – tem que ser espontâneo e prazeiroso;
10.Utilizar o livro como instrumento de coerção – usá-lo como castigo, ameaça por tarefas não cumpridas.
São elas:
1.Reforçar para as crianças o fato delas não gostarem de ler;
2.Obrigar a ler – não obrigue o gosto do outro, mostre o seu entusiasmo de leitor;
3.Mandar ler um livro que não agrada – cada idade tem um amadurecimento, um despertar, mesmo sem entrar no critério do gosto;
4.Exigir que o livro seja lido por inteiro – incentivar a mudar de leitura, se for o caso;
5.Deixar a criança só com o livro – este objeto pode ser para ela um objeto aparentemente hostil que exige um esforço excessivo;
6.Contar todos os delhates do livro – deixar o livro falar por si só, preservar o mistério;
7.Transformar o livro em dever de casa – o que o vincularia a uma obrigação;
8.Transformar o livro num instrumento acadêmico – faz com que o livro perca o encantamento e o mistério, tornando-se uma mera ferramenta;
9.Obrigar a comentar o livro lido – tem que ser espontâneo e prazeiroso;
10.Utilizar o livro como instrumento de coerção – usá-lo como castigo, ameaça por tarefas não cumpridas.
FaceBook...
Nenhum comentário:
Postar um comentário